Cruzador Moskva é atingido por mísseis da Ucrânia no Mar Negro. #shorts

2 years ago
286

O Moskva (em russo: Москва, tr.: Moscou) é um cruzador de mísseis guiados russo. Pertence à classe Slava (ou Project 1164 Atlant), e atualmente se encontra em serviço na Marinha da Rússia, sendo o líder de sua classe. Antes servia a marinha soviética, nomeado de Slava (em russo: Слава, tr.: Glória). Foi nomeado em homenagem a uma tradição dos povos montenegrinos e sérvios, e também em homenagem à capital da Rússia, Moscou.

Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022
Em fevereiro de 2022, o cruzador partiu de Sebastopol para o Mar Negro como parte da invasão russa da Ucrânia. O navio foi usado mais tarde contra as forças armadas ucranianas durante o ataque à Ilha das Serprentes junto com o barco de patrulha russo Vasily Bykov. Moskva saudou a guarnição da ilha pelo rádio e exigiu sua rendição, e foi dito "Navio de guerra russo, vá se foder". Depois disso, todo o contato foi perdido com a Ilha das Serpentes, e a guarnição de treze membros foi capturada.

Em 13 de abril de 2022, foi alegado pelo conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych e pelo governador de Odessa, Maksym Marchenko, que o Moskva havia sido atingida por dois mísseis antinavio Neptune e estava pegando fogo em mar agitado. Arestovych disse que havia 510 tripulantes a bordo.[3] O Ministério da Defesa da Rússia confirmou mais tarde que o navio havia sofrido uma explosão de munições após um incêndio e foi seriamente danificado. O Ministério da Defesa disse que a tripulação foi totalmente evacuada.

MÍSSIL NEPTUNE
Neptune (ucraniano: Р-360 «Нептун», romanizado: R-360 "Neptun") é um míssil de cruzeiro anti-navio ucraniano desenvolvido pela Luch Design Bureau.

O projeto do Neptune é baseado no míssil antinavio soviético Kh-35, com alcance e eletrônica substancialmente melhorados.[1] O sistema é projetado para derrotar navios de guerra de superfície e navios de transporte com deslocamento de até 5.000 toneladas, seja em comboios ou movendo-se individualmente.

O sistema entrou em serviço com a Marinha Ucraniana em março de 2021.[2]

O míssil foi revelado pela primeira vez na exposição "Armas e Segurança 2015" em Kiev.[3]

De acordo com informações de fontes abertas, as primeiras amostras de voo do míssil de cruzeiro foram fabricadas na primavera de 2016. A produção de sistemas avançados de mísseis ocorreu em cooperação com outras empresas ucranianas, incluindo Artem Luch GAhK, Kharkiv State Aviation Plant [uk], Motor Sich (motor turbofan MS-400), Pivdenne YuMZ PivdenMash, Lviv LORTA e outros eletrônicos de radar, Vyshneve ZhMZ Vizar Kiev e outros.

Os primeiros testes do sistema foram realizados em 22 de março de 2016, com a presença do secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Oleksandr Turchynov. Em meados de 2017, os mísseis Neptune foram testados simultaneamente com os testes do complexo de mísseis Vilkha. No entanto, ao contrário do Vilkha, os resultados dos testes e as capacidades do Neptune não foram divulgados.[4] De acordo com o serviço de imprensa do NSDC, os primeiros testes de voo bem-sucedidos do sistema ocorreram em 30 de janeiro de 2018.[5] Em 17 de agosto de 2018, o míssil atingiu com sucesso um alvo a uma distância de 100 quilômetros (62 milhas) durante disparos de teste no sul de Odesa oblast.[6]

Em março de 2021, a Marinha Ucraniana obteve as primeiras unidades do RK-360MC Neptune.[2]

Em 13 de abril de 2022, durante a invasão russa da Ucrânia, o cruzador russo Moskva foi atingido por dois mísseis Neptune, resultando em uma explosão de munição.[10][11][12] O Ministério da Defesa russo disse que um incêndio causou a explosão de munições e a tripulação foi totalmente evacuada.[13]

Projeto
Quando implantado, um sistema de defesa costeira Neptune compreende um lançador móvel baseado em caminhão USPU-360, quatro mísseis, um veículo de transporte/recarga TZM-360, um veículo de comando e controle RCP-360 e um veículo de carga especial. O sistema foi projetado para operar até 25 quilômetros (16 milhas) no interior da costa.[2]

Um míssil Neptune, incluindo motor de foguete, tem 5,05 metros (199 pol.) de comprimento, com uma asa dura em forma de cruz. Os mísseis Neptune são projetados para serem alojados em contêineres de transporte e lançamento (TLC) com dimensões de 5,30 por 0,60 por 0,60 metros (209 pol × 24 pol × 24 pol). O sistema tem um alcance máximo de cerca de 300 quilômetros (190 milhas).[14][15] Um único míssil pesa 870 kg (1.920 lb), dos quais 150 kg (330 lb) é a ogiva

Assine a GAZETA DO POVO:
https://assinaturas.gazetadopovo.com....

Aprenda defesa cibernética em: hackersec.com
https://hackersec.com/aluno/demo

https://youtu.be/vaQ_80eDuzk
Instagram: @hackersec

Inscreva-se no nosso Canal no Telegram:
https://t.me/canalartedaguerra

Os vídeos da Sputnik continuam a ser publicados no Odysee:
https://odysee.com/@SputnikBrasil:8

#shorts
#putin
#ucrânia
#kiev
#otan

Loading 7 comments...