Israel divulga imagens do arsenal do Hamas encontrado no hospital Al Shifa em Gaza

6 months ago
886

As Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram nesta quarta-feira imagens das armas do grupo terrorista Hamas encontradas dentro do hospital Al Shifa durante uma "operação direcionada" realizada pelas tropas israelitas nesse centro médico em Gaza. Um relatório das IDF indica que membros da unidade de elite Shaldag e outras forças da 36ª Divisão encontraram esse arsenal dentro do centro de ressonância magnética de Al Shifa. "Durante as buscas no interior do hospital, as tropas localizaram uma sala contendo meios tecnológicos únicos, equipamento de combate e material militar utilizado pela organização terrorista Hamas", afirmou.

O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das FDI, também observou que a operação encontrou uniformes do Hamas "que foram jogados no chão do hospital para que os terroristas pudessem escapar disfarçados de civis". Ele acrescentou: "Essas descobertas demonstram inequivocamente que o hospital foi usado para terrorismo, em completa violação do direito internacional".

As IDF alertaram que continuarão a operar no hospital Al Shifa, onde se acredita que o Hamas tenha o seu principal centro de comando, a fim de encontrar informações de inteligência e bens do Hamas. As tropas israelenses retiraram-se do Hospital Al Shifa na noite de quarta-feira e assumiram posições em torno deste imenso centro hospitalar na cidade de Gaza. Segundo um jornalista que colabora com a agência de notícias AFP, antes de saírem do hospital, os militares deixaram medicamentos, comida para bebê e garrafas de água.

Israel informou que suas forças realizaram "uma operação seletiva e precisa contra o Hamas em um setor específico do hospital Al Shifa". Washington, a Cruz Vermelha e a Organização Mundial da Saúde apelaram à máxima cautela com os civis. Esta manhã, o Exército israelita indicou que trouxe "incubadoras, comida para bebê e material médico" para o hospital e que suas tropas "facilitaram evacuações em grande escala".

O governo israelita afirma que o Hamas utiliza o hospital Al Shifa para esconder a sua infraestrutura de comando, uma acusação apoiada pela Casa Branca. Segundo a ONU, cerca de 2.300 pessoas estão neste centro médico sem água nem eletricidade devido à falta de combustível para alimentar os geradores. A comunidade internacional estava extremamente preocupada com os civis presos no interior do complexo.

Loading comments...